top of page

Ministérios

A palavra “ministério”, no contexto de igreja, diz respeito a gêneros de serviços cristãos possíveis graças à capacitação dada pelo Espírito Santo, logo o voluntariado é a manifestação da dinâmica orgânica da vida da igreja.

 

Os ministérios são a dimensão operativa da igreja e estão classificados como originais, orgânicos ou organizacionais.

MINISTÉRIOS ORIGINAIS

Os ministérios originais, também chamados de naturais, são dois:
o ministério pastoral e o ministério diaconal.
A existência destes ministérios decorre dos preceitos do próprio Novo Testamento 
(1ª Timóteo 3 e Atos 6).

MINISTÉRIOS ORGÂNICOS

Os ministérios orgânicos, ou auxiliares, cooperam com as finalidades espirituais da igreja.
A bíblia diz que "há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo."
(1ª Coríntios 12.5).

MINISTÉRIOS ORGANIZACIONAIS

Ministérios organizacionais, ou administrativos, atendem a demandas da vida civil, do caráter institucional da igreja enquanto organização "religiosa com fins não econômicos".
(art. 1º do estatuto social, Lei nº 11.127 de 2005).

O apóstolo Pedro, tomando como premissa que o ministério cristão se manifesta de múltiplas formas, classifica os dons, ou a graça que capacita, em dois gêneros básicos: os dons de fala e os dons de serviço.

Páginas do livro

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”

1 Pedro 4.10,11

Esta classificação corresponde exatamente aos dois ministérios originais, o pastoral e o diaconal, também chamados de ministérios naturais.

Estes dons se manifestam de modo especializado em organizações chamadas de departamentos, comissões, ministérios, grupos de trabalho, núcleos, células ou, seja qual for o nome que a organização decida utilizar.

Tornou-se muito comum o uso de termos gregos para ser referir a alguns ministérios. Fala-se da didaskalia para indicar o ministério didático, do ministério da koinonia com respeito à comunhão, do ministério kerigmático acerca da pregação. A palavra diaconal já era usada para apontar a dimensão social. Tais termos, todavia, são insuficientes para dar conta de todas as operações da igreja.

Ao remodelar sua organização e substituir a estrutura por departamentos pela estrutura ministerial, a Igreja Batista Novo Tempo classificou seus ministérios como originais, orgânicos e organizacionais.

Somente os membros da igreja podem atuar em seus ministérios conforme regula o Regimento interno da igreja, artigos 91 a 93. Os artigos 17 e 18 do mesmo acentuam o caráter voluntário e a necessária concordância com os eventuais requisitos afins, inclusive, e sobretudo, os bíblicos.

Os Ministérios Originais

As igrejas batistas reconhecem, em sua declaração doutrinária, apenas dois oficiais: pastores, dedicados ao ministério da palavra, e diáconos, dedicados ao serviço, em geral o social.

Diáconos também atuam no ensino e pregação, embora essa seja a especialidade dos pastores.

Quando, conforme se lê em Atos 6, foi instituído o ministério diaconal se defendia a prioridade da pregação, do ensino, da oração.

O ministério diaconal surge para afastar as distrações, mesmo que urgentes, daqueles que se ocupavam do ministério pastoral.

Os integrantes destes ministérios são avaliados em concílio, conforme a tradição batista, e, uma vez aprovados, ocupam suas funções de forma vitalícia, enquanto bem servirem, a critério da igreja.

Estes ministérios estão definidos no capítulo VI do Estatuto da Igreja Batista Novo Tempo, e nas seções I e II do capítulo V de seu regimento interno.

Ministérios Originais

Ministério Pastoral

Visão

“Ser a referência e modelo para os demais ministérios da igreja e o principal agente de suporte e orientação espiritual a todos os membros da igreja.”

Missão

“Garantir o crescimento e o desenvolvimento espiritual da igreja e todos os seus membros orientando um programa eficaz para a evangelização, integração, educação e discipulado dos novos convertidos e, por meio da pregação, do aconselhamento e da visitação, fortalecer fé e o ânimo, estimular o despertamento da vocação e reconduzir os afastados à comunhão.”

Ministério Diaconal

Visão

“Ser o principal auxiliar do ministério pastoral e o principal agente de apoio material a todos os membros da igreja.”

Missão

“Servir todos os membros da igreja esforçando-se por garantir a paz, socorrendo os que sofrem suprindo, na medida do possível, suas necessidades e intervindo em situações de conflitos, aconselhando e orientando, com toda discrição, dando ciência ao ministério pastoral acerca das situações que envolvem os membros da igreja atendidos.”

folhas da videira

Os Ministérios Orgânicos

Conforme demandas conjunturais, oportunidade ou conveniência e a voluntariedade dos membros, podem ser criados na igreja ministérios diversos, um reflexo do crescimento natural da igreja.

origemministério.png

Estes ministérios podem reunir pessoas por faixa etária ou experiências comuns, ou também por objetivos comuns, sempre alinhados ao propósito maior da igreja.

Os membros dos ministérios são voluntários assim como seus líderes, mas estes são eleitos periodicamente.

Ministérios Orgânicos

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

Visão

“Ser o fornecedor da base de conhecimento bíblico num programa contextualizado que proporcione transformação pessoal.”

Missão

“Oferecer à igreja, e a qualquer interessado, um programa educacional que objetive a transformação e a santidade, baseado nos princípios bíblicos, procurando atender todos os grupos etários em suas necessidades específicas e promover na igreja o interesse pela educação cristã.”

MINISTÉRIO INFANTIL

Visão

“Ser o responsável pelo desenvolvimento espiritual e pela integração e orientação das crianças da igreja.”

Missão

“Oferecer às crianças condições para o desenvolvimento cristão, partilhando a mensagem cristã de modo adequado à faixa etária, com amor e dedicação.”

MINISTÉRIO DE LOUVOR

Visão

“Ser o promotor de um ambiente favorável à edificação da igreja e evangelização através da música e outras expressões artísticas e por meio do louvor e da Adoração, ministrar a reconciliação do homem com Cristo.”

Missão

“Conduzir a igreja à presença de Deus por meio do louvor e da adoração.”

MINISTÉRIO DE EVENTOS

Visão

“Ser o anfitrião em todos os eventos promovidos pela igreja e seus ministérios.”

Missão

“Dar suporte a todos os  demais ministérios e à igreja na realização de seus eventos, cuidando de todos os aspectos referentes à recepção dos participantes.”

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO

Visão

“Ser o promotor da bandeira do evangelismo e o incentivador de evangelistas.”

Missão

“Liderar a igreja nas ações de evangelismo, contribuindo para a compreensão da importância desta tarefa,  oferecendo todo preparo devido e necessário, procurando os recursos e estratégias mais eficazes.”

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL

Visão

“Ser o olhar que percebe a necessidade, e a mão que socorre o irmão necessitado.”

Missão

“Ampliar a visão da igreja quanto ao trabalho de ação social, contemplando o socorro, mas sobretudo idealizando programas de desenvolvimento econômico dos assistidos pela igreja.”

O ministério da família

Visão

Ser o fornecedor de recursos teóricos e estratégias para que as famílias da igreja cultivem relacionamentos saudáveis.

Missão

Dar suporte às famílias da igreja e promover o intercâmbio de experiências objetivando relacionamentos maduros, sólidos, saudáveis e duráveis com base nos princípios bíblicos.

os ministérios organizacionais

Os ministérios organizacionais ou administrativos correspondem a demandas da vida civil ou do caráter institucional da igreja enquanto organização, uma necessidade de que a igreja precisa atender.

Ministérios Organizacionais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO

O Ministério da administração corresponde à dimensão organizacional da igreja, tem relação com sua existência legal, que atende a normas legais e objetiva as melhores práticas administrativas, é, portanto, a face institucional da organicidade da igreja.

MINISTÉRIO DE PATRIMÔNIO

Visão

“Ser o responsável pela administração, manutenção e expansão do patrimônio da igreja, prezando pela segurança de seus usuários.”

Missão

“Garantir a segurança e a manutenção da infraestrutura patrimonial da igreja, suas instalações e mobiliário, atendendo às legislações pertinentes, e promover os planos de expansão patrimonial aprovados pela assembleia, sob a coordenação do ministério de administração.”

MINISTÉRIO Da comunicação

Visão

“Ser o responsável por todos os aspectos referentes ao uso e introdução de tecnologias eletrônicas e assessórias no culto e programas da igreja.”

Missão

“Oferecer à igreja e seus ministérios o serviço de sonoplastia e multimídia, com zelo, dedicação e responsabilidade, visando a manutenção de um clima agradável e favorável ao programa realizado.” 

bottom of page