top of page

Quem somos

Somos uma igreja evangélica batista, ligada à Convenção Batista Brasileira, estabelecida na zona leste da capital de São Paulo desde fins de 1993.

 

Estamos semeando o futuro, vivendo um novo tempo e você pode fazer parte deste movimento.

Usando chapéu de palha

NOSSA VISÃO

Ser a igreja que semeia a esperança de um novo tempo

NOSSA MISSÃO

Viver, expressar e compartilhar a esperança cristã com alegria e fidelidade, de modo contextualizado e contagiante, em comunhão e unidade.

Nossos Valores

01

Compromisso

Com os princípios que abraçamos, o programa que aderimos, o grupo que formamos, com o reino de Deus, sua expansão e manifestação.

02

Verdadeira, vigorosa e vibrante que manifesta nossas convicções, nos move e nos firma e fortalece.

03

Amizade

Sincera e real que nos faz participantes das lutas e vitórias uns dos outros, pela oração e ajuda mútua.

04

Alegria

Bastante, independente, invariável, inclusive nos dias difíceis, em nossa experiência particular ou na igreja.

05

Fidelidade

Ao Senhor Jesus, acima de tudo, à palavra de Deus, ao povo de Deus, no empenho de nossa palavra e conduta particular.

06

Paz

Nos relacionamentos, que se mostra na igreja e na sociedade.

07

Hospitalidade

No trato sem qualquer discriminação.

08

Zelo

Em tudo que se fizer e mesmo antes de se fazer, empenhando-se pela excelência, tendo em mente que tudo o que é feito deve ser feito para a glória de Deus.

09

Sabedoria

No agir, no falar, no aconselhar, baseada no “temor do Senhor” que confere todas as coisas com a Palavra de Deus.

10

Disposição

Para “andar a segunda milha”, atender, ouvir e ajudar, sempre que necessário, sempre de boa vontade, de boa mente.

11

Evangelização

“A tempo e fora de tempo”, usando todas as oportunidades para compartilhar a esperança em Jesus.

12

Coerência

Na prática do que cremos, a fim de que nossa mensagem tenha o impacto sobre a sociedade, promovendo a glória de Deus.

Âncora Valores

Nossa Razão de Ser

Como igreja, existimos para a salvação de vidas e entendemos que, vivendo os princípios da boa mensagem de Jesus que nos salvou, promovemos, divulgamos e confirmamos nossa palavra, nossa pregação, cumprindo a nossa razão de ser igreja. 

A Igreja Batista Novo Tempo no Parque Cruzeiro do Sul subscreve a declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira de 1986. 

​A declaração doutrinária, disponível no site da CBB, aborda 19 artigos de fé, apresentados resumidamente a seguir.

Escrituras Sagradas

A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.

Deus, o Filho

Jesus Cristo, um em essência com o Pai, é o eterno Filho de Deus.

Pecado

No princípio, o ser humano vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus, mas, cedendo à tentação de Satanás, num ato livre de desobediência contra seu Criador, caiu no pecado e assim perdeu a comunhão com Deus e dele ficou separado.

Reino de Deus

É o domínio soberano e universal de Deus e é eterno.

Dia do Senhor

O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito.

Evangelização e Missões

A missão primordial do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus.

Ordem Social

Como o sal da terra e a luz do mundo, o cristão tem o dever de participar em todo esforço que tende ao bem comum da sociedade em que vive.

Destino Final

Deus, no exercício de sua sabedoria, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final, quando os ímpios serão condenados e os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu como o Senhor.

Deus Triuno

O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, Eterno, Infinito e Imutável; é Onipotente, Onisciente e Onipresente; é perfeito em Santidade, Justiça, Verdade e Amor.

Deus, o Espírito

O Espírito Santo, um em essência com o Pai e com o Filho, é pessoa divina.

Salvação

A salvação é outorgada por Deus pela Sua graça, mediante arrependimento do pecador e da sua fé em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.

Igreja

É uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento.

Ministério da Palavra

Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o Seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial para o serviço distinto, definido e singular do ministério da Sua Palavra.

Educação Religiosa

O ministério docente da Igreja, sob a égide do Espírito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente.

Família

A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.

Deus, o Pai

Deus, como Criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens.

Ser humano

Por um ato especial, o ser humano foi criado por Deus à Sua imagem e conforme a Sua semelhança e disso decorrem o seu valor e dignidade.

Eleição

A escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça.

Devoluções

São as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.

Mordomia

É a doutrina bíblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas.

Liberdade Religiosa

Deus, e somente Deus, é o Senhor da consciência, portanto o Estado deve ser leigo e a Igreja livre.

Morte

Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em consequência do pecado, a morte se estende a todos.

Nossa história

A Igreja Batista Novo Tempo no Parque Cruzeiro do Sul passou a ser assim chamada desde março de 2015.

Foi organizada 12 de dezembro de 1999. Sua origem, todavia, se deve a eventos de reação a fenômenos religiosos extravagantes que começaram a se intensificar no meio evangélico nos anos de 1980 e 1990.

Em cada capítulo da história de nossa igreja, é claro o direcionamento de Deus, a fim de que, por meio de nós, pessoas únicas que compartilham de valores semelhantes aos nossos, encontrem a luz e a salvação de Jesus, a quem pertence a igreja.

filmeigreja.png

FORMAÇÃO

No final de 1993, um grupo de 59 irmãos subscreveu à Convenção Batista do Estado de São Paulo uma solicitação para constituição de um concílio de arbitramento, para auxiliar em questões doutrinárias e relativas à forma de culto.

Aquele concílio, formado por 40 oficiais batistas, entre pastores e diáconos, reconheceu e declarou este grupo de signatários como “fiel aos princípios e doutrinas bíblicas”.

Em julho 1994, o Pr. Onésimo Nunes de Lima assumiu o ministério pastoral da igreja, exercendo-o até falecer, em 19/01/1999.

Foi um período em que a igreja cresceu atraindo pessoas que buscavam formas tradicionais de culto.

Logo a igreja adquiriu seu terreno e construiu sua sede, inaugurada em 23/12/1995.

 

Por esta época, a igreja deu início a uma missão que, posteriormente, veio a se organizar como a Igreja Batista Memorial em Jardim Santo Eduardo.

ORGANIZAção

Em 12/12/1999, com as tratativas lideradas pelo Pr. Alexandre Pussente, que ocupou o ministério pastoral entre 11/09/1999 e 27/07/2003, a igreja foi organizada como Primeira Igreja Batista em Vila Guarani.

Esta foi uma consequência necessária e inevitável da deliberação do concílio de 1994, uma vez que a igreja precisava obedecer normas e legislações regularizando sua personalidade jurídica.

No ano 2000, a igreja participou do projeto para gravação do CD do Quarteto Celebração, logo a seguir comprou seu piano e, então, considerando-se como tendo sido fundada em 1970, celebrou seu jubileu de Pérola.

Em 17/01/2004 assumiu o ministério da igreja o Pr. Haroldo Tavares de Sá.

Os motivos da cisão, com o tempo, foram sendo superados, dando ocasião para que alguns dos participantes dos movimentos de 93/94 voltassem às suas origens, embora o trabalho já estivesse consolidado e dando seus frutos.

Desenvolvimento

Conduzida pelo Espírito Santo, a igreja remanescente entrou num processo de busca por significado, propósito, missão, identidade, enquanto considerava os motivos que a haviam trazido à existência.

Em 29/03/2015, a igreja decidiu que se chamaria Igreja Batista Novo Tempo no Parque Cruzeiro do Sul, acomodando as orientações do concílio arbitral, buscando equilíbrio com as subsequentes deliberações convencionais dissonantes, que, essencialmente, devem se conformar às congregacionais, de acordo com os princípios distintivos dos batistas.

Optando pela verdade que podia compreender, a igreja resolveu des-envolver-se a partir daquelas origens, identificando-se apropriadamente como igreja de um novo tempo, que, surgida no alvorecer do novo milênio, instalou-se no bairro do Parque Cruzeiro do Sul.

​Além da coerência, buscava-se um caminho de respeito e amor por todos que trabalharam nesta região pelo reino de Cristo com o mesmo zelo pela palavra de Deus, procurando, com sinceridade, fazer a vontade de Deus. 

Planta janela

O AMOR EDIFICA

Em dezembro de 2015, a igreja comemorou pela primeira vez seu aniversário considerando sua fundação em 1999, e o tema das celebrações foi “o amor edifica”.

A Vocação Missionária da Igreja Batista Novo Tempo

A gênese da Igreja Batista Novo Tempo é marcada pelo impactante ministério do Pr. Onésimo Nunes de Lima que gostava de dizer: “não se mede uma igreja somente pela quantidade de crentes que entram para adorar, mas principalmente pela quantidade de crentes que saem para evangelizar”.

Autor dos folhetos evangelísticos intitulados “Agora”, “Feliz Natal”, “Apenas Três Perguntas” e “Só Cristo Salva”, o Pr. Onésimo tinha um verdadeiro espírito missionário.

 

Ainda nos anos 60, na Igreja Batista de Resende, desenvolveu o ministério radiofônico implantando um novo formato na programação do programa “A Voz Batista de Resende”.

Sob a liderança do Pr. Onésimo, a igreja foi levada ao compromisso total com evangelização e missões, mantendo trabalhos em Camanducaia, estado de Minas Gerais, e no Jardim Santo Eduardo, bairro vizinho da igreja, onde mais tarde, num terreno doado pelo Pr. Josias de Abreu Pires, inaugurou-se a Igreja Batista Memorial no Jardim Santo Eduardo.

O Pr. Onésimo recebeu o título póstumo de pastor emérito da igreja em 1999. Para substituí-lo a frente do ministério pastoral, a igreja convidou o Pr. Alexandre Pussente, que então era o missionário dos batistas no bairro de Cidade Tiradentes.

 

Quando o Pr. Alexandre deixou o ministério, a igreja pediu a consagração do Pr. Haroldo Tavares de Sá, que liderava, juntamente com sua esposa, a irmã Vanessa Prado, o trabalho missionário resultante do projeto “Tenda da Esperança” realizado no bairro da Fazenda da Juta idealizado pela Jubamsul (Juventude Batista Missionária Suleste) com apoio da CBESP (Convenção Batista do Estado de São Paulo) e JMN (Junta de Missões Nacionais).

Além dos muitos trabalhos realizados na igreja para evangelização do bairro, alguns irmãos se sentiram motivados a visitar o campo missionário trazendo para a igreja testemunhos das ações e vitórias do campo.

A seguir vamos contar um pouco sobre estas experiências de evangelismo.

1200px-Estadio_Portuguesa1.jpg

CRUZADA SAMMY TIPPT

SammyTippit.png

Assim que anunciada a cruzada evangelística do Pr. Sammy Tippit, trazido pela Junta de Missões Nacionais para o Brasil, a igreja aderiu o projeto com determinação. 


Durante toda a semana que antecedeu a grande concentração nos dias 24 e 25 de julho de 2004 no ginásio da Portuguesa, voluntários norte-americanos com o apoio e participação de voluntários da igreja, iam pelas ruas da vizinhança evangelizando.


No domingo, dia 25, saíram da porta da igreja dois ônibus lotados para o estádio Canindé, onde milhares de pessoas, trazidas por outras igrejas também, se decidiram por Cristo.

minhaesperanca.png

Em outubro de 2008, em meio às comemorações de seu aniversário, a igreja foi convidada a participar de uma campanha evangelística promovida pela Associação Evangelística Billy Graham.


O projeto Minha Esperança usou cadeia nacional através do sistema Bandeirantes de televisão para transmitir nos dias seis, sete e oito de novembro programas evangelísticos incluindo testemunhos, breves pregações de Billy Graham e Franklin Graham e no último dia um filme com forte apelo.

billygrahan.jpg

O coração do projeto é a chamada estratégia “Mateus e seus Amigos”, baseada na história de Levi, o evangelista Mateus.


Jesus chamou a Mateus para segui-lo, que imediatamente convidou os seus amigos à sua casa para que Jesus lhes compartilhasse a Palavra de Deus (Mateus 9.9-13; Marcos 2.13-17 e Lucas 5.27-32).

 

O nome de Mateus forma um anagrama para orientar o passo a passo da ação da campanha que pode ser feito a qualquer tempo.

A igreja foi estimulada a trazer amigos e parentes para em seus lares verem as programações na televisão. Em nove de novembro de 2008, no culto noturno, foi o culto da colheita da campanha Minha Esperança.

minhaesperanca2.jpg
  • MOSTRE O AMOR DE DEUS - Deixe que o amor de Deus flua de seu coração, olhe ao seu redor e observe quem entre os seus amigos, familiares e companheiros de trabalho, necessita de Cristo. Anote seus nomes no folheto Mateus e seus amigos.

  • AMIZADE COM ESSAS PESSOAS - Busque oportunidades de aprofundar a amizade com essas pessoas e, assim, aumentar as possibilidades de comunicar-lhe a esperança que você possui em Cristo.

  • TEMPO DE ORAÇÃO - Ore diariamente pelas pessoas que estão em sua lista de Mateus e seus amigos e peça ao Senhor que lhe conceda oportunidades para falar com elas sobre a esperança que você possui em Cristo.

  • ENCONTRO EM SEU LAR - Convide as pessoas que constam de sua lista ao seu lar, a fim de assistirem aos programas de Billy Graham, Franklin Graham e um atraente filme. Depois do programa, dê seu testemunho de três minutos, explique aos convidados como podem receber Jesus Cristo pela fé e os oriente a fazer uma breve oração, convidando Jesus a entrar em suas vidas (considerando que a estratégia pode ser usada a qualquer tempo, neste caso os programas podem ser filmes disponíveis nos serviços de streaming conforme orientação do ministério da igreja).

  • USE OS MATERIAIS - Oriente os novos convertidos quanto ao uso do livreto “Viver em Cristo” e de outros materiais com instruções sobre de como orar e ler a Bíblia Sagrada.

  • SEJA UM DISCIPULADOR - Leve os novos convertidos à sua igreja, para que cresçam em sua nova vida com Cristo.

PonteDaFé.png

Em agosto de 2008 a clínica Ponte da Fé foi trazida dos EUA pela Junta de Missões Mundiais e realizada na Igreja Batista da Liberdade.

Após o conteúdo teórico, todos os participantes foram para as ruas evangelizar e praticar o aprendizado.


A estratégia consiste em abordar a pessoa e perguntar-lhe: “Em sua opinião pessoal, o que uma pessoa precisa fazer para ir para o céu?”. Após ouvir a resposta com atenção, o evangelista interpõe o seguinte: “Posso lhe mostrar o que a Bíblia ensina sobre isso?”, e, mostrando com os dedos da mão, explicar o acrônimo PONTE, no qual:

  • P anuncia o perdão, dizendo que não podemos entrar nos céus sem o perdão de Deus. (Efésios 1.7a).

  • O se refere à oportunidade que todos têm de salvação tendo em vista o sacrifício de Jesus. (João 3.16 e Mateus 7.21a).

  • N de nunca, pois Deus nunca permitiria o pecado entrar no céu, pois, embora seja amor (João 3.16), mas também é justiça (Eclesiastes 12.14) e o ser humano é pecador (Romanos 3.23). 

 

Neste momento o evangelista pergunta: “Mas como uma pessoa pecadora pode entrar no céu, onde Deus não permite que entre o pecado?”, e segue na apresentação dos dois últimos tópicos:
 

  • T de tornar, que significa arrepender-se, tornar atrás do pecado e de si mesmo (Lucas 13.3b), tornar-se para Cristo (1 Coríntios 15.3b-4 e Romanos 10.9).

  • A letra E, enfim, fala da eternidade vida com Deus que começa aqui (João 10.10b) e continua após a morte (João 14.3).

 

No dia 24 de agosto de 2008, durante o culto noturno, a estratégia foi posta em prática quando um grupo de 4 irmãos saiu às ruas para evangelizar enquanto outro grupo ficou na igreja em oração. Em 10 minutos voltaram relatando quatro decisões.


A clínica “Ponte da Fé” foi apresentada para a igreja nos dias 18 e 25 de outubro de 2008 e no último final de semana de novembro e primeiro de dezembro foi levada à Igreja Batista no Parque das Flores sob orientação do irmão Marcelo Tavares de Sá.

Cruzada 
Pr. George Tuthill

Entre os dias 24 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2015, o Pr. Ledo Corral esteve no Brasil acompanhando o Pr. George Tuhill, da Igreja Batista Congress Avenue em Austin, no Texas, para uma cruzada diferente, baseada na evangelização pessoal. 

Square Stage
Cubo.png

Entre os dias 24 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2015, o Pr. Ledo Corral esteve no Brasil acompanhando o Pr. George Tuhill, da Igreja Batista Congress Avenue em Austin, no Texas, para uma cruzada diferente, baseada na evangelização pessoal. 


O Pr. Tuthill continuou no Brasil até dia 05 de fevereiro, atuando no evangelismo de porta em porta e no treinamento para evangelismo com o auxílio de um cubo com imagens para apresentação do evangelho, cuja proposta é “Descobrindo a resposta para o maior quebra-cabeça da vida”.


Há vários vídeos na rede que explicam como usar o cubo evangelístico, e um manual está disponível neste link.


Nos dias 01 a 03 de fevereiro de 2015, domingo a terça, o Pr. George Tuthill ministrou o seminário de evangelismo na igreja, deixando alguns cubos para a igreja usar. 


A estratégia foi recebida e utilizada intensamente. A cada semana voluntários eram comissionados para levarem o cubo e evangelizarem pelo menos uma pessoa e sempre traziam testemunho de vitória.

Estacao.png

No dia oito de abril de 2016 foi realizado o programa piloto na rádio Libertação FM com a mensagem do Pr. George Tuthill.
 

A partir de então o projeto radiofônico, com programa semanal, começou a ser transmitido todas as quintas-feiras das 20 às 21 horas até junho de 2017, quando o projeto foi encerrado.

RADIO.jpg
Vivendo o Extraordinario.png

Uma nova cruzada evangelística com Pr. George Tuthill foi realizada dos dias 14 a 21 de janeiro de 2017. Definido tema “Vivendo o extraordinário”, os irmãos Marcelo Tavares de Sá e Ivanice Queiroz de Sá compuseram a música oficial com o mesmo título.

Ouça

Viver o Extraordinário - Igreja Batista Novo TempoIBNT
00:00 / 04:45
Consagracao.jpg

“Viver o Extraordinário”

 

Estávamos mortos em nossas ofensas e pecados

Vivendo em meio às trevas deste mundo perdido

Com nossos corações frios e sem esperança

Mas Ele veio pra do sono, nos despertar

 

A vida que estava com o Pai se manifestou a nós

O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo

Ele agora nos chama pra fora dizendo

Levanta-te porque já vem a tua luz

 

Vamos viver o extraordinário

Iluminar sendo luz neste mundo

Dizer que Jesus Cristo veio pra salvar

Vamos viver o extraordinário

Anunciar que Ele é a Ressurreição e a Vida

Quem crer n’Ele ainda que morto viverá

 

A tua luz resplandeceu em nós

Já cremos que veremos a tua glória

Teu Espírito está sobre nós

Vamos proclamar que só Cristo salva

Foram estabelecidas 6 bases de ação: Igreja Batista Vida Nova em Vila Prudente, Igreja Batista em Vila Ema, Igreja Batista no Jardim Limoeiro, Igreja Batista no Parque das Flores, Igreja Batista no Parque do Carmo e na nossa igreja, de onde os voluntários norte-americanos e mexicanos partiam com voluntários das igrejas evangelizando de porta a porta e abordando os passantes.


Também foram realizados também cultos nas casas dos irmãos e, na sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, foi realizado o programa no batalhão da PM, onde, após a palavra do Pr. Ledo Corral, 10 militares aceitaram a Jesus, totalizando em uma semana 100 decisões.

Georde.jpg
POLICIA.jpg

Arrastão Evangelístico

Arrastao.png
Arrastao.jpg

Os participantes se reuniam em sábados a cada 45 dias e utilizando a mesma técnica da campanha para evangelizar de porta em porta realizavam operações nas imediações das igrejas participantes.

A partir de uma proposta do Pr. Aurélio Rosa, da Igreja Batista em Parque do Carmo, durante o ano de 2017 a campanha iniciada com a cruzada “Vivendo o extraordinário” continuou nas imediações das igrejas participantes com a ação que foi chamada de “arrastão evangelístico”. 

Arrastao2.jpg
bottom of page